A Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes é uma associação sem fins lucrativos, coletividade centenária, sendo uma das mais antigas do concelho do Montijo.
Fundada a 18 de Dezembro de 1898 com o objetivo de "realizar saraus musicais, ensaios de música e dança, jogos não proibidos por lei e tudo o mais que aos associados possa servir de instrução e recreio", desígnios que, com maior ou menor dificuldade, tem sabido cumprir ao longo dos anos.
O ensino e divulgação da Música foram sempre uma prioridade. Após um interregno na sua atividade de cerca de uma década nos anos 90, a Banda Filarmónica da AMUT reiniciou o ensino da música em 2000. Com este novo impulso, em 2006 foi possível reativar a atividade da Banda Filarmónica que neste momento se encontra totalmente apta a realizar desfiles, procissões, concertos, entre outros, sendo dirigida pelo Maestro Joaquim Silva. A Escola de Música da AMUT também se encontra a funcionar em pleno, com a coordenação do Professor António Bravo.
Atualmente, a Banda Filarmónica da AMUT é solicitada para um grande número de serviços e apresentações, sempre em busca da difusão da cultura filarmónica do nosso país junto de toda a comunidade, desde os mais miúdos aos mais graúdos.
Após um período de incerteza durante os anos 2020/2021, a Banda Filarmónica da AMUT, em 2022, retomou a sua atividade com um acréscimo superior a 100% nos serviços que executou, tendo sido a Banda Filarmónica mais requisitada no distrito de Setúbal nesse ano.
A AMUT procura reforçar o sua presença junto da comunidade também através dos meios digitais, como as redes sociais, mas também através do seu canal YouTube, onde divulga as suas atuações e onde começa a ter um público cada vez mais vasto, levando a música filarmónica portuguesa além fronteiras, com especial enfoque no Brasil.