Academia Musical União e Trabalho - Banda Filarmónica
Banda Filarmónica da AMUT abre a época de Procissões
Pelo terceiro ano consecutivo, a Procissão do Senhor dos Passos em Alhos Vedros contou com a música da Banda Filarmónica

No último Domingo, dia 24 de março de 2024, durante a tarde, a Banda Filarmónica da AMUT regressou a Alhos Vedros para tocar na tradicional Procissão do Senhor dos Passos.
Esta Procissão, que acontece no Domingo de Ramos que antecede a Semana Santa, pretende invocar a memória do trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação à morte até ao seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a Banda Filarmónica da AMUT é convidada pela Paróquia de Alhos Vedros e pelo Sr. Padre Nuno Pacheco para acompanhar esta Procissão, sendo com todo o gosto e amizade que a Banda cumpre este serviço.
Durante a Procissão, a Banda abrilhantou os momentos em que o Sr. Padre Daniel (originário dos Camarões, e que foi convidado pelo Sr. Padre Nuno para vir conduzir esta Procissão, acompanhado pelo Sr. Padre Herman) dirigiu algumas palavras ao paroquianos sobre o significado da Procissão e as ilações que dela podemos tirar para a nossa vida quotidiana, incluindo a importância de, à semelhança do que Verónica fez quando limpou a cara a Jesus Cristo no Calvário, ajudarmos o próximo.
A Procissão do Senhor dos Passos foi também marcada por várias estreias. Além da Banda da AMUT ter estreado o novo repertório de Marchas de Procissão na rua, tivémos também a estreia da nossa “mascote”, o elemento mais novo da Banda, a nossa flautista Inês Pestana que realizou a sua primeira Procissão.
Essencial ao bom decorrer de mais este serviço foi também a presença sempre assídua dos Colaboradores da AMUT que não deixaram que faltasse o apoio necessário aos músicos durante a Procissão, estando sempre atentos para quando alguém precisasse de se refrescar.
A tarde de serviço terminou com o habitual convívio entre músicos e organização, onde Direção, Músicos e Colaboradores puderam, mais uma vez, testemunhar a amizade que o povo e os paroquianos de Alhos Vedros têm para connosco, não nos tendo poupado a elogios. Da parte da AMUT, fica também o agradecimento ao Sr. Padre Nuno, à Dra. Carina Carrilho, e a todas e todos que fazem parte da organização por mais uma excelente receção.