No passado dia 25 de maio, durante a tarde, realizou-se o 7.º Encontro de Bandas Filarmónicas na AMUT, em Sarilhos Grandes.
Como já vem sendo habitual, o dia do Encontro de Bandas começou logo cedo na AMUT, com a equipa de Diretores e Colaboradores a ultimar os preparativos para que o dia corresse da melhor forma possível e para receber todos os convidados com a qualidade que é apanágio da AMUT.
A primeira Banda convidada a chegar à AMUT foi a Banda Filarmónica do Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires, que trouxe a notícia de que existiam complicações de trânsito na Ponte da Vasco da Gama, causadas por um acidente rodoviário. Estas circunstâncias, que ultrapassam qualquer boa organização, provocaram um ligeiro atraso no Encontro, devido à retenção da Banda Filarmónica de Arrabal no tabuleiro da ponte, tendo chegado à AMUT cerca das 15:40h. Ainda assim, atendendo à agilidade prestável de Músicos, Diretores e Maestros, foi possível colocar as Bandas Filarmónicas a desfilar em pouco tempo. Cada Banda Filarmónica desfilou individualmente, com uma marcha de desfile à sua escolha e as três Bandas reuniram-se assim no parque de estacionamento da AMUT onde, logo de seguida, entoaram os respectivos hinos.
Após a performance dos hinos, as três Bandas Filarmónicas misturaram-se numa única Big Band para voltar a desfilar ao som da marcha de rua “Marchar, Marchar” de Carlos Almeida, sendo uma imagem imponente uma banda composta por quase uma centena de músicos a desfilar pelas ruas da Freguesia de Sarilhos Grandes.
À chegada ao salão da AMUT, a Banda Filarmónica da Tires, dirigida pelo Maestro Filipe Taborda, iniciou a tarde de concertos, com uma belíssima atuação que contou com peças como o medley “Bond… James Bond”, de Stephen Bulla e “Pássaros do Brasil” de Kees Vlak. De seguida, foi a vez da Filarmónica de Arrabal, dirigida pelo Maestro Pedro Ralo, se apresentar em mais uma entusiasmante atuação, onde se puderam escutar peças como “Hispânico” de Nuno Osório, e “Eighties Flashback” de Paul Murtha.
Antes da última atuação da tarde, a cargo da Banda anfitriã, houve tempo para um agradecimento especial a todos os elementos da sociedade civil que se juntaram à AMUT e ajudaram a patrocinar este Encontro de Bandas; bem como para a habitual troca de galhardetes entre as três Bandas e Direções participantes.
A Banda Filarmónica da AMUT, dirigida pelo Maestro Joaquim Silva, encerrou a tarde de atuações, com uma uma intensa performance que contou com a participação de Luis Sanches a declamar e João Guimarães ao piano na peça “La Ruta del Cid”, e ainda com a participação do convidado especial do Encontro enquanto músico honorário da Banda Filarmónica da AMUT, o trompetista Luís Martelo, que realizou o solo no pasodoble “Forcados do Sul”.
Após as atuações houve ainda tempo para trocar duas palhetas de conversa com Maestros e Diretores das duas Bandas convidadas, inaugurando assim a rubrica “Flash Interview” na AMUT, que conversou também com o Diretor de Banda, Jorge Gomes e o Maestro Joaquim Silva, da Banda Filarmónica da AMUT; e com o convidado especial, Luís Martelo, já no final do dia (veja todas as Flash Interviews no nosso canal YouTube).
A tarde de desfiles e concertos terminou com um salutar convívio entre Músicos e respectivas comitivas das três Bandas, onde todos puderam desfrutar de um beberete preparado com a ajuda dos patrocinadores do Encontro e dos colaboradores da AMUT, e onde, à boa maneira filarmónica, se voltou a partilhar muita música e muita animação, que durou até à hora do regresso a casa.
Brevemente serão disponibilizadas todas as fotos do Encontro na página Facebook da AMUT, bem como os vídeos de resumo e das atuações na íntegra no nosso Canal YouTube.