Festas Populares de São Pedro 2024 no Montijo contaram com a participação da AMUT
Terminam na 2ª feira, dia 01 de julho, as Festas Populares de São Pedro 2024 no Montijo, nas quais, mais um ano, a AMUT

No primeiro dia das festas, 25 de junho, a Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes fez-se representar no desfile inaugural da festa pelo Presidente da Direção, Carlos Alcaide, acompanhado pelos Diretores Silvia Inácio e Ricardo Corraleira, que levaram o estandarte da AMUT; e aos quais se juntou a Presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, Dinora Caetano.
Em simultâneo, decorreu na Praça da República e na sua zona envolvente a Tarde/Noite de Artes Marciais, onde o Kempo AMUT participou, coordenado pelo instrutor Jorge Lobo, realizando uma demonstração da sua atividade.
Ainda na terça-feira, dia 25, cerca das 21:30h, foi a vez da Escola de Música da AMUT se apresentar no seu formato de Ensemble, no palco da Avenida dos Pescadores, realizando uma atuação com bastante adesão por parte do público que vibrou ao som de “Abba Hits for Kids”, “Barbie Girl”, “Paquito Chocolatero” e “Marchas de Lisboa”, entre outras músicas. A atuação da Escola de Música proporcionou ainda um momento surpresa, onde os alunos e músicos fizeram questão de homenagear o Professor e Coordenador António Bravo, para quem tocaram os parabéns, comemorando assim o seu aniversário que se realizou nesse mesmo dia.
O dia 27 de junho, quinta-feira, acordou chuvoso e deixou a Direção da AMUT em alerta sobre a realização do Concerto da Banda Filarmónica previsto para as 21:00h. Ainda assim, esperando que São Pedro pudesse ajudar no que ao mau tempo dizia respeito, Diretores, Músicos, Maestro e Colaboradores, reuniram-se no Coreto da Praça da República no Montijo com a esperança de poderem apresentar ao público das festas o excelente concerto que tinha sido preparado com tanto afinco nos ensaios. Lamentavelmente, o mau tempo que se fazia sentir impossibilitou mesmo a realização do concerto, que acabou por ser cancelado.
Já no dia 29 de junho, sábado, dia do padroeiro, São Pedro decidiu ajudar com o bom tempo para que se pudesse realizar a procissão em sua honra e a Banda Filarmónica da AMUT, dirigida pelo Maestro Joaquim Silva, pôde então acompanhar o andor do padroeiro de Sarilhos Grandes, São Jorge, com várias marchas graves e hinos apropriados para a ocasião, entre eles o “Hino a São Jorge” de Manuel da Guia e “São Pedro Pescador” de Valdemar Sequeira, em homenagem a ambos os padroeiros.
Mais uma vez, para que todas as participações da AMUT nas Festas Populares de São Pedro 2024 decorressem da melhor forma possível foi essencial e imprescindível o trabalho e a ajuda de todos os Colabores da AMUT, a quem a Direção faz questão de agradecer profundamente. Paralelamente, a AMUT agradece também à Comissão de Festas de São Pedro pela forma como foi recebida e por toda a organização. Aguardamos com expectativa a edição de 2025.