AMUT em força nas Festas de São Jorge 2024
A edição 2024 das Festas Populares em honra de São Jorge em Sarilhos Grandes aconteceu entre os dias 19 e 22 de julho e

No primeiro dia da festa, sexta-feira, após o habitual hastear de bandeiras na sua sede ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo e inserido na inauguração das festas, a Banda Filarmónica da AMUT, dirigida pelo Maestro Joaquim Silva, realizou o concerto de abertura da edição de 2024 no palco da Travessa da Academia. Foi um concerto bastante animado, com repertório diversificado, e que contou com dois momentos de grande emoção. Diogo Gomes, percussionista e cantor na Banda Filarmónica da AMUT aproveitou a ocasião para dedicar a música “Oração”, que canta acompanhado da Banda da AMUT, aos seus avós, Cidália e Osvaldo; e Raul Narciso, trompetista, dedicou o seu solo no pasodoble “José Ricardo Freitas” (de Vítor Resende), também aos seus avós, Margarida e António. Cidália, Osvaldo, Margarida e António são pessoas reconhecidas e estimadas por todos os Sarilhenses, o que deixou o público sensibilizado e emotivo com estes momentos de carinho destes netos para com os seus avós, para os quais contaram com a família da música, que é a Banda Filarmónica da AMUT.

Sábado, dia 20 de julho, foi dia de Atividades AMUT. Durante a tarde, no Coreto, o Krav Maga AMUT (coordenador pelo Instrutor Filipe Fernandes) e o Kempo AMUT (coordenado pelo Instrutor Jorge Lobo)AMUT realizaram as suas demonstrações, que contaram com a participação de vários alunos das classes Kids (Krav Maga) e Infantis (Kempo) e também das classes de adultos, e que deram a conhecer ao público presente um pouco da prática de ambas as modalidades. Neste dia, houve ainda oportunidade para uma atuação da Escola de Música da AMUT, dirigida pelo Professor António Bravo, e que animou o início da noite com vários hits.
No domingo realizou-se a tradicional Procissão em honra de São Jorge, padroeiro da Freguesia e que contou, mais uma vez, com a musicalidade da Banda Filarmónica da AMUT a acompanhá-la. Este ano, a AMUT proporcionou mais um bonito momento na Procissão que contou com Diogo Gomes a cantar o Hino a São Jorge, de Manuel da Guia Mingates, à chegada à Igreja Paroquial de Sarilhos Grandes.

O último dia das festas foi na segunda-feira, onde houve ainda tempo para mais uma participação da AMUT, desta vez com uma atuação das Danças Latinas, coordenadas pelo Professor Fábio Matos, e que ofereceu um momento cheio de Kizomba e Bachata ao público presente.

Durante toda a festa, houve ainda mais uma novidade: o Stand da AMUT. Pela primeira vez, a AMUT teve um stand presente no recinto da festa com um pequeno bar, esplanada, rifas, e um mini-museu onde quem nos visitou pôde ver como era a farda antiga da AMUT e relembrar vários momentos passados através de fotografias expostas. O Stand da AMUT foi também um sucesso, com a visita de centenas de pessoas ao longo da festa que vinham demonstrar a sua curiosidade sobre o trabalho da AMUT e que esgotaram as nossas rifas.

A edição de 2024 das Festas Populares em honra de São Jorge termina com o sentimento de trabalho cumprido. Venha a edição de 2025!