No passado dia 19 de outubro, cerca das 16:00h, os Diretores, os músicos e o Maestro da Banda Filarmónica da AMUT partiram da sua sede, em Sarilhos Grandes, com destino a Arrabal, freguesia do município de Leiria, para participar no Encontro de Bandas organizado pela Filarmónica de Arrabal em comemoração do seu 125.º aniversário.
À chegada, a AMUT foi muito bem recebida por Luis Bernardino, Presidente da Filarmónica de Arrabal, e Pedro Ralo, Maestro da Banda, que reiteraram que após a amizade que ambas as Bandas firmaram no 7.º Encontro de Bandas Filarmónicas na AMUT, que se realizou em maio, não podiam deixar de convidar a AMUT para estar presente nas comemorações do seu aniversário.
Depois de uma chuva forte que apanhou a AMUT no caminho, o tempo colaborou e apoiou a filarmonia, não chovendo mais e permitindo que se realizassem os desfiles das três Bandas Filarmónicas participantes. A Filarmónica de Arrabal, a Banda Filarmónica da AMUT e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Sportiva Alvidense, de Alvide (povoação da freguesia de Alcabideche, Município de Cascais), reuniram-se em frente à sede da Sociedade Artística Musical 20 de Julho de Santa Margarida do Arrabal, onde tocaram os seus hinos e onde se organizou a Big Band, composta pelas três bandas formadas em conjunto, que desfilou ao som da marcha de rua “Filarmonia” de Afonso Alves. O desfile terminou junto às escadarias da Igreja de Santa Margarida do Arrabal, onde as três Bandas tiraram fotos de grupo a cada uma individualmente, e uma foto em conjunto, para registar em bonito encontro.
Os músicos, Diretores e Maestros das Bandas Filarmónicas, bem como os acompanhantes e todas as pessoas envolvidas na organização, dirigiram-se então para o Salão Paroquial, onde foi servido um excelente jantar, recheado com as melhores iguarias, a todos os participantes. O ambiente que se viveu durante o jantar foi de grande divertimento e animação, típico dos filarmónicos, com muita música e cantoria à mistura, enquanto a equipa de pessoas que estavam a colaborar com o evento, na cozinha e no serviço às mesas, realizava um excelente trabalho, que deixou toda a gente muito bem servida.
Após o jantar foi altura de passar aos concertos. A Filarmónica de Arrabal incumbiu os seus elementos mais jovens de realizar as apresentações das Bandas e dos Maestros, proporcionando um agradável momento, onde todos os presentes puderam assistir à importância que participar numa Filarmónica pode ter na vida destes jovens, ajudando-os a desenvolver outros tipos de competências como, por exemplo, falar em público.
A Banda Filarmónica da AMUT foi a primeira a atuar, com um concerto que teve grande adesão por parte do público que vibrou ao som de “A Pinha Centenária” de Vítor Resende, “Luis Procuna” de Carlos Alberto Moniz com arranjo de Nuno Alféloa, “Recordar António Variações” com arranjo de Lino Guerreiro, “Cavalo Lusitano” de Duarte Zacarias e “Despedida no Arraial” com arranjo de Paulo Cartageno Marinho.
Seguiu-se o concerto da Banda de Alvide e depois a troca de galhardetes entre as Bandas participantes. A AMUT ofereceu um azulejo alusivo ao dia, bem como outros brindes da AMUT e da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes e, além disso, com a ajuda da Melaria Portuguesa de Sérgio Gouveia, sediada em Sarilhos Grandes, que contribuiu para que a AMUT pudesse representar a sua terra com o que de melhor tem para oferecer, ofereceu também mel de elevadíssima qualidade. Também o estandarte da AMUT ficou mais bonito ao receber da Filarmónica de Arrabal a fita alusiva a este Encontro. O Maestro Pedro Ralo, através do seu trabalho de recuperação de partituras, ofereceu também ao Maestro Joaquim Silva uma marcha, de Dinis Pestana, com o nome “Verde Rubra”; uma bonita coincidência tendo em conta a cor da bandeira da AMUT.
Depois do excelente concerto apresentado pela Filarmónica de Arrabal foi ainda servido mais um lanche durante o qual foram sendo realizadas as despedidas habituais, pois a noite já ia longa e era hora de as Bandas convidadas regressarem a casa.
À semelhança da viagem de ida, a de regresso foi também muito tranquila, com o Sr. Paulo, da empresa de transportes CC Moves People, a transportar a AMUT com toda a segurança e boa companhia.
A chegada a Sarilhos Grandes aconteceu já na primeira hora do dia seguinte, havendo ainda lugar a arrumar todo o material que foi necessário levar e só após o trabalho feito é que foi altura do merecido descanso.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1125906699539668&type=3