No dia seguinte ao concerto conjunto, em que a Banda Filarmónica da AMUT acompanhou o trompetista Luis Martelo num espetáculo único, 27 de outubro, durante a tarde, houve mais trabalho a fazer.
Com a ajuda da Escola de Música da AMUT, Luis Martelo promoveu um Workshop de Metais onde abordou vários temas como: fundamentos e a sua importância; prática saudável (quantidade vs. qualidade); importância do ouvir e depois criar uma linguagem própria; problemas comuns aos músicos de metais e soluções; criatividade e composição autodidata moderna; pensar fora da caixa para fazer carreira num mercado competitivo; como ultrapassar adversidades rumo ao sucesso; e o que é o sucesso?
Por entre trompetes, bombardinos e tubas, a tarde foi de muito trabalho com o Luis a partilhar muitas dicas essenciais para a melhoria da prática na performance dos metais. Com a ajuda de alguns percussionistas, os alunos da Escola de Música e os músicos da Banda Filarmónica, entre outros músicos que se inscreveram, trabalharam algumas peças que resultaram numa excelente apresentação final.
Durante a realização do Workshop esteve também presente o Américo Russo, da RussoMúsica, patrocinador oficial do Luis Martelo, com uma banca de produtos essenciais para os instrumentistas que, durante o intervalo do workshop, puderam experimentar e adquirir consoante as suas necessidades.
O Workshop contou ainda com a presença e participação do Maestro da Banda Filarmónica da AMUT, Joaquim Silva, também trompetista; e do Coordenador da Escola de Música da AMUT, o Professor Samuel Sequeira, nesta iniciativa que é a primeira do género promovida no âmbito da Escola de Música, mas que, pelo sucesso, promete não ser a última.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1131443755652629&type=3