Academia Musical União e Trabalho - Banda Filarmónica
126 anos de história celebrados em três dias de emoções
A Academia Musical União e Trabalho comemorou mais um aniversário oferecendo o que de melhor tem à comunidade de Sarilho

O mês de dezembro traz consigo, naturalmente, o sabor a balanço de final de ano. Na AMUT acontece a peculiaridade do seu aniversário ser celebrado também neste mês, o que conduz à oportunidade de uma grande celebração que reflita o que foi mais um ano de vida nesta coletividade.

18 de dezembro, quarta-feira
As comemorações do 126.º aniversário iniciaram-se no próprio dia da sua fundação, 18 de dezembro, cerca das 21:30h, quando a Banda Filarmónica realizou um pequeno desfile percorrendo a Rua Miguel Bombarda e a Travessa da Academia até ao Coreto (Praça da Liberdade) ao som da marcha José Machado Freitas do compositor português, Vítor Resende. Chegada ao coreto e recebida em grande alegria pelas pessoas que ali se reuniram vindas dos cafés circundantes, a Banda tocou os Parabéns e o Hino da AMUT perante os presentes, regressando depois à sede pelo mesmo caminho percorrido e respeitando dessa forma as indicações de segurança que tinham sido dadas pelo Posto Territorial do Montijo/Afonsoeiro da Guarda Nacional Republicana. Já na sede da AMUT, a sua Banda Filarmónica formou no parque de estacionamento onde voltou ao tocar o Hino da AMUT e os Parabéns, desta vez já acompanhados do bolo de aniversário que foi compartilhado com quem ali estava presente ou se deslocou a acompanhar o desfile.

Já no fim de semana, as celebrações continuaram com dois dias recheados de música, arte, cultura, desporto e salutar convívio entre todas as pessoas que constroem a AMUT todos os dias.


21 de dezembro, sábado
No sábado, dia 21 de dezembro, realizou-se a habitual Sessão Solene comemorativa do aniversário que contou com a presença de diversas entidades.
O Sr. Presidente da Direção da AMUT, Carlos Alcaide, abriu a sessão dirigindo palavras de agradecimento à sua equipa de Diretores e Colaboradores, a Músicos, Maestro, Professores, Monitores, Instrutores, Atletas, Parceiros & Patrocinadores, Sócios, Famílias e Amigos da AMUT, bem como a todos os presentes e às entidades oficiais, Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes e Câmara Municipal do Montijo, por todo o apoio que têm vindo a prestar a esta coletividade.
Estiveram presentes amigos representantes do movimento associativo da Freguesia de Sarilhos Grandes, como por exemplo o Diretor do Vasco da Gama F. C. da Lançada, Jorge Serrano, que fez questão de oferecer uma recordação à AMUT pelo seu aniversário. Contámos também com a presença de representantes de outras Bandas Filarmónicas das redondezas, como por exemplo o Sr. Presidente da Direção da Banda Filarmónica da Moita, Alfredo Costa; e o Sr. Vice-Presidente da Direção da SFUA - Sociedade Filarmónica União Agrícola do Pinhal Novo, Vítor Silva.
Houve lugar a uma intervenção do Sr. Presidente da Direção da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, Diamantino Estanislau, que representa também a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, e que aproveitou a ocasião para oferecer à AMUT a fita que a Confederação lançou em homenagem às Coletividades Centenárias, bem como o livro As bandas filarmónicas no distrito de Setúbal: Origem e evolução da sua atividade de Pedro Marquês de Sousa, também ele músico filarmónico.
Seguiu-se a intervenção da Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, Dinora Caetano, que além de elogiar o trabalho feito nesta casa que conhece tão bem, pois como a própria sempre faz questão de lembrar, também ela cresceu na AMUT, como tantos outros Sarilhenses; pôde finalmente anunciar publicamente o presente de aniversário que a Junta de Freguesia ofereceu à AMUT: o tão aguardado Xilofone, instrumento que se tornava essencial para o repertório que a Banda atualmente toca e que irá permitir uma ainda maior evolução. O instrumento, que foi estreado nesse dia, foi uma oferta da Junta de Freguesia por ocasião do 126.º aniversário da AMUT, havendo lugar ao agradecimento público à própria Junta, e também ao Sr. Américo Russo, da RussoMúsica, por toda a ajuda prestada tanto durante a negociação da aquisição, como posteriormente, na montagem e instalação do instrumento na sede da AMUT.
A Sessão Solene foi encerrada pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal do Montijo (CMM), José Manuel Santos, que fez questão de salientar o privilégio que tem sentido ao acompanhar a evolução da AMUT, principalmente nos últimos anos, e reiterou o apoio da CMM a esta coletividade e às suas iniciativas; havendo lugar também a um agradecimento público à CMM pela recente aprovação, em reunião de Câmara de dia 11/12, do Protocolo de Colaboração com a AMUT, referente à temporada 2024/2025.
Depois da Sessão Solene, seguiu-se o tradicional Concerto de Aniversário que, mais do que um Concerto, tornou-se já a Gala anual da AMUT, um espetáculo cheio de pormenores e momentos de pura emoção.
Este ano o Concerto de Aniversário contou com uma participação muito especial. Com a ajuda de Diretores e Colaboradores foi possível trazer de volta à AMUT o querido Luis Martelo, trompetista de renome internacional, para se juntar à nossa Banda nesta data tão especial e recordar um dos momentos altos do ano da Banda AMUT, o Concerto no Cinema-Teatro Joaquim DAlmeida, no Montijo.
Outro momento maravilhoso foi a possibilidade de relembrar a performance de Palindromia Flamenca de Antonio Ruda Peco, tocada pela Banda Filarmónica da AMUT em julho, no 2.º Concerto de Pasodobles na Montijo Arena, e que contou, mais uma vez, desta feita na nossa sede, com a participação do convidado especial, o guitarrista John Fletcher, com quem foi uma honra trabalhar.
Além de muita boa música, foram vividos momentos de grande divertimento, amizade, companheirismo e emoção. Os mais recentes músicos da Banda Filarmónica da AMUT, Rita Palma e João Ganito, ambos no trompete, receberam as suas dividas; a Direção prestou as suas homenagens aos convidados especiais, ao Maestro Joaquim Silva, à colaboradora da Direção Sabina Pereira, e a todos os músicos, oferecendo bonitos brindes e recordações a todos. Também os músicos Diogo Gomes e Sabina Pereira surpreenderam com as suas ofertas. Diogo Gomes ofereceu à Banda e ao Maestro Joaquim Silva um Medley de músicas do cantor Marco Paulo, que está a ser escrito pelo músico e Coordenador da Escola de Música da AMUT, o Professor Samuel Sequeira, com a colaboração do próprio Diogo Gomes e que será finalizado durante o ano de 2025, esperando-se que venha a fazer parte do repertório do próximo Concerto de Aniversário. Sabina Pereira ofereceu à Direção um conjunto de fotografias que virão a ser expostas na sede da AMUT e que homenageiam a Direção e os seus Colaboradores, a Banda Filarmónica da AMUT e o seu Maestro, Joaquim Silva.
O dia terminou com bolo de aniversário para todos os presentes e o habitual convívio entre Músicos, Maestro, Direção e Colaboradores, que se prolongou pela noite fora.

22 de dezembro, domingo
O último dia de celebrações do 126.º aniversário da AMUT não ficou aquém dos anteriores, tendo sido uma tarde que reuniu na AMUT o que de melhor existe na nossa Freguesia a nível cultural, desportivo e de integração na comunidade.
A tarde começou com os Gaiteiro da Bardoada, do Pinhal Novo, que animaram o Coreto e as ruas de Sarilhos Grandes, trazendo até à nossa terra a sua música e abrindo a tarde de festejos.
Logo de seguida, contámos com as demonstrações das duas atividades desportivas da AMUT, na área das artes marciais, o Krav Maga, coordenado pelo Instrutor Filipe Fernandes, e o Kenpo, coordenador pelos Monitores Telmo Oliveira, João Barbosa e Guilherme Oliveira que realizaram a sua primeira demonstração enquanto novos Monitores da modalidade na AMUT. Este ano ambas as modalidades apresentaram a sua evolução e inovação também no que respeita à forma de apresentação das suas demonstrações que passaram a ser acompanhadas pelas descrições dos seus Instrutores que foram explicando ao público presente, passo-a-passo, o que estava a assistir.
Após as artes marciais foi a vez dos convidados da tarde se apresentarem e pudemos contar com a presença da Ginástica de Manutenção da Academia Sénior de Sarilhos Grandes; o Grupo Coral Alentejano Saudades do Alentejo; as Marchas Populares de Sarilhos Grandes; uma nova atuação dos Gaiteiros da Bardoada; e as Danças Tradicionais da Academia Sénior de Sarilhos Grandes; sendo que todos eles proporcionaram uma viagem cheia de cor, movimento, música e dança que encheu o salão da AMUT e o coração de quem assistiu de alegria por poder testemunhar estes momentos de partilha cultural.
A seguir aos convidados, regressámos às atividades da AMUT e foi a vez da atuação da classe de Danças Latinas, coordenada pelo Professor Fábio Matos, apresentar uma coreografia de Semba que ajudou a levar a viagem da tarde além fronteiras.
Por fim, a tarde de atuações foi encerrada pela Escola de Música da AMUT, coordenada pelo Professor Samuel Sequeira, que realizou assim a sua primeira apresentação sob esta nova orientação, apresentando um mini-concerto onde tocou temas que fazem parte do percurso pedagógico de qualquer aluno de música bem como temas natalícios, alusivos à época, e que deram o mote para desejar um Feliz Natal e um Bom Ano Novo a todos os que nos visitaram em mais uma tarde recheada de talento.
O Professor Fábio Matos fez questão de fechar a tarde em beleza com uma agitada animação de dança que pôs artistas e público e vibrar em conjunto. Como não poderia deixar de ser, o convívio entre todos os participantes prolongou-se numa bela festa.