Academia Musical União e Trabalho - Banda Filarmónica
Banda Filarmónica da AMUT celebra 51 anos da Revolução dos Cravos com concerto memorável
Sarilhos Grandes, 25 de Abril de 2025

No passado dia 25 de Abril, a Banda Filarmónica da AMUT - Academia Musical União e Trabalho realizou um concerto comemorativo dos 51 anos da Revolução dos Cravos, um marco histórico que restituiu a democracia a Portugal em 1974. O evento, que contou com uma arruada pelo centro da Freguesia de Sarilhos Grandes e um concerto no salão da sede da AMUT, foi repleto de simbolismo e emoção.


A tarde começou com uma arruada ao som da marcha "A Life on the Ocean’s Wave", de Henry Russell, tradicionalmente associada ao Movimento das Forças Armadas (MFA) e que se tornou um hino não oficial do 25 de Abril. A população presente pôde reviver o espírito libertador da data enquanto acompanhava a banda pelas ruas da localidade.


No concerto que se seguiu, destacaram-se momentos marcantes, como a participação especial do maestro José Eduardo Ferreira, antigo professor do atual maestro da AMUT, Joaquim Silva. Ferreira dirigiu a banda em duas peças emblemáticas: "An American in Paris", de George Gershwin, e "Clarim Fantástico", de Santos Rosa, esta última com a participação do trompetista Luís Martelo, já músico honorário da AMUT, que brilhou no solo.


Um dos momentos mais descontraídos da tarde ocorreu durante "An American in Paris", quando o maestro Joaquim Silva, passando a batuta ao maestro Ferreira, assumiu o papel de solista nas "buzinas", executando a parte juntamente com o naipe de percussão, arrancando sorrisos e aplausos da plateia.


O concerto não só celebrou a música, mas também a liberdade conquistada há 51 anos, relembrando o papel fundamental da cultura e da arte na preservação da memória coletiva. A AMUT, mais uma vez, demonstrou como a música pode unir gerações e perpetuar os valores da democracia e da identidade portuguesa.



Agradecimentos especiais
A Direção da AMUT gostaria de destacar e agradecer à talentosa clarinetista Catarina Ratão pela produção dos brindes em impressão 3D, oferecidos aos convidados como recordação deste dia tão especial. O seu trabalho minucioso e criativo enriqueceu ainda mais o evento.

Um reconhecimento igualmente importante vai para Rute Rasga, colaboradora dedicada, que captou os melhores momentos do concerto através da sua reportagem fotográfica, permitindo que estas memórias permaneçam vivas para todos os que fizeram parte desta celebração.
O 25 de Abril continua a ser uma data viva, e iniciativas como esta, aliadas ao empenho de todos os envolvidos, reforçam a importância de nunca esquecer a história que permitiu a Portugal ser hoje um país livre.


Maestro José Eduardo Ferreira: conheça-o melhor.

O Maestro José Eduardo Ferreira é natural de Setúbal.
Iniciou os estudos musicais na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Desejando prosseguir profissionalmente a carreira musical frequentou a Academia de Música Luísa Todi e depois o Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso de Clarinete, Composição e História da Música.

Iniciou a carreira como Clarinetista na extinta Banda de Caçadores N.º 5, tendo transitado depois para a prestigiada Banda da Guarda Nacional Republicana, onde permaneceu cerca de 20 anos.

Quando da promoção a Tenente foi colocado como chefe da Banda da Zona Militar da Madeira. Dirigiu também a Orquestra de Câmara dos Serviços Culturais da Câmara Municipal do funchal e regressou à Banda da GNR, na função de chefe adjunto, sendo colocado depois da promoção a Capitão como chefe da Banda da Região Militar do Sul, sediada na cidade de Évora.

Com o posto de Major, desempenhou a função de Diretor dos Cursos de Formação de Músicos do Exército.

Fez parte da Orquestra Filarmónica de Lisboa, dirigiu várias bandas civis, nomeadamente em Alcácer do Sal, Seixal, Azeitão e Setúbal. Dirigiu a Banda dos Loureiros de Palmela, onde também foi executante.

No campo da música coral, dirigiu o Coral dos Loureiros, do qual foi fundador. Foi também professor de clarinete da Academia de Música Luísa Todi em Setúbal.

https://noticiasamutsarilhosgrandes.blogspot.com/2025/05/banda-filarmonica-da-amut-celebra-51.html